-
Aderval Severino Luna (D.Sc., PUC-RJ, 2000)
​
-
Ana Maria Furtado de Sousa
-
André Luis Alberton (D.Sc., UFRJ, 2010)
-
André Luiz Hemerly Costa (D.Sc., UFRJ, 2000)
-
Antonio Carlos Augusto da Costa (D.Sc., UFRJ, 1997)
-
Cristiane Assumpção Henriques (D.Sc., UFRJ, 1994)
-
Deborah Vargas Cesar (D.Sc., UFRJ, 2000)
-
Eduardo Rocha de Almeida Lima (D.Sc., UFRJ, 2008)
-
Fátima Maria Zanon Zotin (D.Sc., UNICAMP, 1995)
​​
-
Gizele Cardoso Fontes Santana
-
Jefferson Santos de Gois (D.Sc., UFSC, 2016)
-
Lílian Ferreira de Senna (D.Sc., UFRJ, 1998)
-
Lucia Regina Raddi de Araújo (D.Sc., UFRJ, 1998)
-
Luz Amparo Palacio Santos (D.Sc., UNL, 2001)
-
Márcio Luis Lyra Paredes (D.Sc., UFRJ, 2000)
-
Marco Antonio Gaya de Figueiredo (D.Sc., UFRJ, 1994)
-
Marta Antunes Pereira Langone (D.Sc., UFRJ, 1998)
Alunos Egressos
A reflexão sobre os objetivos do PPG-EQ/UERJ e, como estes estão sendo cumpridos, remete diretamente à questão do perfil do egresso. Com o propósito de verificar o destino de nossos alunos egressos de mestrado e doutorado, foi elaborado questionário que é enviado regularmente aos ex-alunos visando manter atualizado um banco de dados de pós-graduados pelo PPG-EQ/UERJ.
Os resultados desta pesquisa estão apresentados abaixo de acordo com um conjunto de categorias profissionais de forma a condensar os dados de forma mais objetiva. Os dados apresentados correspondem aos titulados dos últimos 10 anos (2011-2020):
Total de egressos nos últimos dez anos: 175
Ex-alunos de Mestrado: 145
Ex-alunos de Doutorado: 4
Ex-alunos de Mestrado e Doutorado: 26
​
1. Professor de nível superior na área de engenharia química e áreas afins: 15 (8,57%)
​
Esta categoria compreende os egressos que lecionam em Instituições de Ensino Superior (IES), tais como, UERJ, IFRJ, UNESA, UCAM, etc. Apesar do primeiro doutor do PPG-EQ/UERJ ter se titulado apenas em 2016, já há uma parcela considerável de egressos que estão inseridos no sistema de ensino superior, seja apenas com o título de mestre ou já com o título de doutor.
​
2. Funcionário de empresa na área de engenharia química ou áreas afins: 40 (22,86%)
​
Esta categoria contém todos os egressos que estão empregados em empresas com atividades no campo da engenharia química e áreas afins. É a categoria com maior contingente, indicando que o PPG-EQ/UERJ está formando mão-de-obra especializada e que esta está sendo absorvida pelo mercado de trabalho.
3. Servidor público atuando na área de engenharia química ou áreas afins: 19 (10,86%)
Esta categoria registra egressos que estão empregados no serviço público em carreira não docente no campo da engenharia química e áreas afins. Exemplos de instituições na qual estes egressos estão lotados: ANP, FIOCRUZ/FARMANGUINHOS, CNEN, INPI, Universidades Públicas, etc. Esta parcela mostra que o PGG-EQ/UERJ também supre mão-de-obra especializada para carreiras técnicas no âmbito do funcionalismo brasileiro nos seus três níveis: federal, estadual e municipal.
4. Pesquisador ou Pós-doutorando: 24 (13,71 %)
Esta categoria contempla egressos que estão fazendo pós-doutorado, são pesquisadores visitantes, bolsistas em projetos de pesquisa, etc. Esta parcela registra que parte dos nossos egressos estão sendo inseridos no sistema de C&T no Brasil.
​
5. Empreendedor em engenharia química ou áreas afins: 2 (1,14%)
Esta categoria corresponde a dois egressos que fornecem serviços de engenharia através de empresas da qual são donos/sócios. Apesar do valor pequeno em termos proporcionais, é um registro interessante a respeito da criação de novas empresas atreladas ao setor de engenharia.
​
6. Pós-graduando: 32 (18,29%)
Esta categoria representa os ex-alunos de mestrado do PPG-EQ/UERJ que estão cursando o doutorado atualmente.
​
7. Professor de ensino fundamental e médio: 16 (9,14%)
Esta categoria contempla os egressos que estão se dedicando à docência no ensino fundamental e médio. Apesar do PPG-EQ/UERJ ser um curso de pós-graduação em Engenharia, este quantitativo de egressos mostra que a pós-graduação brasileira de uma forma geral pode contribuir para aperfeiçoar a formação acadêmica de professores de ensino fundamental e médio.
​
8. Gestão em empresa fora da área de engenharia química: 7 (4,00%)
Esta categoria corresponde aos egressos que foram absorvidos no mercado para trabalhar em carreiras gerenciais, embora não associadas ao campo da engenharia química.
​
9. Empreendedor fora da área técnica: 4 (2,29%)
Este caso corresponde a egressos que, devido à crise econômica, não conseguiram colocação e estão atuando como empreendedores fora do seu ramo de formação.
​
10. Fora do mercado de trabalho: 7 (4,00%)
Esta categoria contempla uma série de histórias pessoais distintas que afastaram o egresso do mercado de trabalho, tais como, desemprego devido à crise econômica, mudança de país para acompanhar o cônjuge, abandono voluntário da carreira para abraçar uma outra profissão buscando realização pessoal, etc.
​
11. Não identificado: 9 (5,14%)
Não conseguimos informações mais precisas a respeito de um conjunto de nove ex-alunos.